quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alice no País das Ervilhas



Resumo

19h 30min
Preparo o jantar de sanduíche de cogumelos, bom e barato que a crise aperta. Numa panela refogo cebola até dourar um pouco. Junto cogumelos e tomates e refogo mais uns minutos sem deixar o tomate desmanchar e tempero com sal. Numa tigela bato levemente uma clara de ovo e incorporo-a com creme de leite. Adiciono a mistura ao refogado e misturo rapidamente até incorporar, e está feito. Salsinha e parmesão não há, mas que se lixe. Abro o pão, atiro a mistela lá para dentro junto com uma folha de alface, e NHAC !!!!!

20h 00min
Já jantado sento-me no sofá e ligo a TV. Noticiários estão a começar.

21h 00min
Sou atacado por um sono irresistível... ou os cogumelos estavam estragados, ou o teor repetitivo dos noticiários induzia a uma torpeza mental.
Os olhos vão-se fechando e vou abandonando o duro estado da (ir)realidade actual.
Tenho um sonho, tenho vários sonhos desconexamente ligados.
Sonhei que o Príncipe Carlos me estava a pedir em casamento. Fujo a sete pés que o gajo além de aborrecido tem mau hálito e embrenho-me num denso bosque. Caio num vazio, num enorme buraco negro, dentro do qual aos vários Espaços perceptíveis em coordenadas xyz é adicionada à coordenada Tempo. A limitação dos sentidos humanos é incrível e nem sequer sabemos se o que eles nos enviam é real. O desenvolvimento de universos mentais adquire uma força e clareza bem maiores, e certamente uma maior fidelidade. A pluri-quadrimensionalidade torna-se um universo limpo em comparação com as bi ou tridimensionalidades do nosso quotidiano. Fico na dúvida se estou a cair, a subir, ou se estou estático e tudo gira... mas será que interessa? O movimento relativo a um eixo é determinante, ou um factor mínimo comparado com toda a dinâmica do(s) universo(s)?
Aterro num rectângulo verde, pés na Terra, e a súbita condição humana faz-me sentir confortável. Reconheço o espaço, o tempo continua difuso, as situações entrechocam-se entre duras realidades e irrealidades possíveis. Estou em Portugal. Isto aqui é Portugal ?!?!

Tenho um vestido azul e sinto-me Alice no País das Ervilhas.

Sonhei que Portugal tinha ganho o Campeonato do Mundo de Futebol, com uma revolucionária táctica TMFD (Tudo ao Molho e Fé em Deus), sendo o guarda redes Eduardo Mãos de Tesoura, o melhor marcador da competição. Maior relevo merece a proeza, já que o seleccionador apenas levou 11 jogadores como medida de contenção de despesas. A Federação fretou vários charters, onde para além dos dirigentes se deslocaram à África do Sul vários árbitros e alguns empresários, no sentido de divulgar a Ervilha como Produto Nacional Certificado a conquistar assim novos mercados. Mais tarde a comitiva foi recebida em apoteose por uma vasta multidão que incluía El -Rei D. Sebastião, regressado expressamente de Marrocos numa manhã de cinzas vulcânicas.

OW Sapo !!! Não vale a pena estares a mandar beijos que eu sei que és o Príncipe Carlos disfarçado... rapa do meu sonho e vai coaxar lá pra PQP.

Sonhei que a Democracia não era uma dança aleatória de bolinhas de sabão, jogada aos 7 ventos por um qualquer bobo da corte.

Supondo que o Universo é mutável no domínio do tempo, deve haver razões físicas para que realmente houvesse um começo, e se não existia nada antes, o que fez com que o desequilíbrio da singularidade criasse um Universo caótico e em mutação? ...@&*#~... esperem aí Einstein, Gamow e companhia que já tenho confusão que chegue no meu sonho...

09h 01min
TRIMMM... TRIMMMM....
Sou acordado abruptamente pelo som da campainha da porta.
Era um sujeito mau encarado, orelhudo e com cara de sapo. Ainda pensei que era o Príncipe Carlos revivido do sonho, mas não... era um Fiscal do recém super Ministério das Finanças e Controle Interno.
O chip instalado no meu cérebro, peça Constituinte do Cartão de Cidadão e orgulho da tecnologia lusa, tinha detectado anomalias nocturnas e como tal estava sujeito às novas taxas aprovadas na véspera.
Da factura constava:
IRS (Imposto Retaliador de Sonhos) - 150 €
IVA (Imposto de Visão Acrescentada) - 125 €
ID (Imposto de Dormir) - 100 €
IDV (Imposto do Direito de Viver) - 100 €
VALOR TOTAL: 475 € (exactamente igual ao meu Salário Mínimo Nacional)
Fazer o quê?
Abri a porta do frigorífico e peguei na última lata de ervilhas que havia. O dia estava bonito e inspirei o ar puro matinal... ainda é grátis. No quintal um sapo coaxou... e a lata de ervilhas voou :)

MORAL DA HISTÓRIA: comer cogumelos à noite é indigesto... prefira a Ervilha Nacional e "lá vamos, cantando e rindo..."

Assim vai o país...

JET