terça-feira, 18 de outubro de 2011

9 poemetos



I

É quando a vida vase, 
É quando como quase 
Ou não, quem sabe.

II

Vim pelo caminho difícil,
A linha que nunca termina,
A linha bate na pedra,
A palavra quebra uma esquina,
Mínima linha vazia,
A linha, uma vida inteira,
Palavra, palavra minha.

III

O Paulo Leminski
é um cachorro louco
que deve ser morto,
a pau, a pedra
a fogo, a pique,
senão é bem capaz
o filhadaputa 
de fazer chover 
em nosso piquenique.

IV

Manchete,
Chutes de poeta,
não levam perigo à meta.

V

Apagar-me,
Diluir-me,
Desmanchar-me,
Até que depois
de mim,
de nós, 
de tudo,
não reste mais 
que o charme.

VI

Uma carta, uma brasa através,
por dentro do texto,
nuvem cheia da minha chuva,
cruza o deserto por mim,
a montanha caminha,
o mar entre os dois.
Uma sílaba, um soluço,
um sim, um não, um ai,
sinais dizendo nós
quando não estamos mais.

VII

Pariso,
novayorquizo,
moscoviteio,
sem sair do bar,
só não levanto e vou embora
porque tem países 
que eu nem chego a madagascar.

VIII

Nunca quis ser freguês distinto
pedindo isso e aquilo,
vinho tinto,
vinho tinto,
obrigado,
hasta la vista,
queria entrar 
com os dois pés
no peito dos porteiros,
dizendo pro espelho 
- cala a boca,
e pro relógio,
abaixo os ponteiros.

IX

Nem toda hora 
é obra,
nem toda obra 
é prima,
algumas são mães,
outras irmãs,
algumas 
clima.

Paulo Leminski 






Nenhum comentário:

Postar um comentário